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Verifico no meu planeamento que tenho atribuído um voo de longo curso de ida e volta, não tenho qualificação ETOPS, mas este voo não necessita dessa qualificação, o que devo fazer?

Em planeamento, toda a operação de longo-curso tem de estar atribuída a pilotos com qualificação ETOPS. Apenas em operação e por nomeação de assistências essa operação pode ser atribuída aos pilotos sem qualificação ETOPS, e mesmo nessa situação, o limite ao trabalho em dias anteriores a essa operação tem de ser respeitado. São os limites seguintes:

Os pilotos, nas condições previstas nos números 12 e 13, sempre que efetuem rotações de longo curso, apenas podem prestar atividade nos 2 dias anteriores a essa operação, nas seguintes condições:

A atividade no dia anterior à rotação de longo-curso, tem um tempo de serviço de voo máximo de 8 horas planeadas;

A duração dos tempos de serviço de voo combinados nos dois dias anteriores às rotações longo-curso, não pode ultrapassar as 16 horas planeadas, nas quais o tempo de serviço de voo do primeiro dia tem de ser maior ou igual ao tempo de serviço de voo no segundo dia.

Os pilotos, nas condições previstas nos números 12 e 13, sempre que efetuem serviços de voo de longo-curso, em operação não ETOPS e sem estadia, apenas podem prestar atividade nos 3 dias anteriores a essa operação, nas seguintes condições:

A atividade no dia anterior à rotação de longo-curso tem um tempo de serviço de voo máximo de 8 horas planeadas;

A duração dos tempos de serviço de voo combinados nos três dias anteriores às rotações longo-curso não pode ultrapassar as 16 horas planeadas, máximo de 2 TSVs, nas quais o tempo de serviço de voo do primeiro dia tem de ser maior ou igual ao tempo de serviço de voo seguinte.
(RUPT Cláusula 15.ª)

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